Whiplash – Em Busca da Perfeição (2014)

Whiplash, pode, a princípio, soar como mais um daqueles filmes em que um mentor/professor/orientador/líder durão ensina valiosas lições de vida a seus pupilos. Mas essa é apenas a casca de um filme repleto de surpresas e subtextos.

Whiplash-5547.cr2

No papel do professor Fletcher, um maestro linha dura de uma das mais conceituadas escolas de jazz dos Estados Unidos, J.K. Simmons tem uma atuação – que está ganhando e vai ganhar todos os prêmios da temporada –  que consegue inspirar no espectador tanto emoção como ódio, já que é um sujeito que não se restringe em aproveitar informações particulares ou características físicas de seus alunos para humilhá-los ou abusar psicologicamente destes. Estrela máxima da instituição em que atua – um virtuoso que percebe o descompasso ou a tom errado com apenas duas notas – sua presença causa um silêncio sepulcral em todos que o cercam, um misto óbvio de respeito e (muito) medo.

Mas esta atitude, para Fletcher, tem um fundamento: para ele, dizer que o aluno faz ‘um bom trabalho‘, é relegá-lo à mediocridade. Em sua concepção, quanto mais levados ao limite seus alunos forem, maior a possibilidade de um novo gênio da música surgir. Um novo Charlie Parker. Para isso, vale torturar seus estudantes por horas até que estes acertem a batida perfeita que ele tanto deseja, até que seus dedos estejam sangrando sobre os instrumentos.

Como o pupilo que cai ‘nas graças‘ de Fletcher, Milles Teller surpreende da mesma forma, fugindo do clichê do jovem inocente e apresentando uma faceta muitas vezes arrogante e presunçosa. Sua mudança de personalidade ao longo do filme é um dos elementos mais interessantes da obra.

Tenso ao nível da taquicardia, Whiplash ainda se destaca por uma montagem primorosa, que aproveita o ritmo das composições de jazz que recheiam o filme. E quando você pensa que o filme vai se entregar à redenção pura e simples, o diretor Damien Chazelle entrega um clímax dos mais arrebatadores possíveis, fechando com chave de ouro essa obra fabulosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s