Cinema e Espiritualidade

Desde seu início, o cinema se estabeleceu como uma das formas mais autências de expressão artística e intelectual do ser humano. Questionador, sempre levantou discussões a respeito da fé e do papel do ser humano no plano físico. Grandes cineastas vêm se utilizando do cinema como instrumento para discutir conceitos como a transcendência e a evolução – ir além do que está ao nosso alcance e ampliar nossos conceitos sobre a vida e o universo.

A espiritualidade no cinema não se apoia somente em filmes de caráter religioso, mas está presente em produções das mais diversas, trazendo personagens ou situações que trabalhem com a mudança a partir da fé,  da elevação a partir da crença em que há algo mais ao nosso redor. Kubrick, em 2001 – Uma Odisseia no Espaço, trata diretamente da evolução do ser humano para uma forma de vida mais avançada. Mais recentemente, Christopher Nolan, em Interestelar, levanta questões sobre a sobrevivência do homem além dos limites de nosso planeta.

Até mesmo cineastas considerados comerciais como James Cameron, George Lucas ou os Wachowskis sempre trabalharam, ao longo de sua carreira, com diversos elementos voltados à espiritualidade, desde referências ao salvador da humanidade presente em obras como Exterminador do Futuro, Avatar ou Matrix até a força espiritual presente em toda a galáxia apresentada por Lucas em Star Wars. De forma sutil e inteligente, seja por meio de metáforas visuais ou narrativas, estes cineastas não se prendem às amarras do blockbuster genérico e levantam diversas questões das mais coerentes sobre o tema em suas obras.

Confira agora uma lista de alguns filmes que tratam do tema espiritualidade em suas mais diversas formas e conceitos. Em comum, todos eles trazem a visão de cineastas que acreditam no ser humano e em sua capacidade de evoluir e acreditar. Pode ser a Força. Pode ser Deus. Pode ser apenas uma nova escala na evolução humana, mas a espiritualidade no cinema mira sempre na redenção e na aceitação do ser humano como elemento integrante do universo.

EXCALIBUR (1981)
Direção: John Boorman

FONTE DA VIDA (2006)
Direção: Darren Aronofski

SENHOR DOS ANÉIS (2001)
Direção: Peter Jackson

2001 – UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)
Direção: Stanley Kubrick

MATRIX (1999)
Direção: The Wachowskis

INTERESTELAR (2014)
Direção: Christopher Nolan

À ESPERA DE UM MILAGRE (1999)
Direção: Frank Darabont

CAMPO DOS SONHOS (1989)
Direção: Phil Alden Robinson

FEITIÇO DO TEMPO (1994)
Direção: Harold Ramis

KUNDUN (1997)
Direção: Martin Scorsese

AVATAR (2009)
Direção: James Cameron

STAR WARS (1977)
Direção: George Lucas

CHICO XAVIER (2010)
Direção: Daniel Filho

A VIAGEM (2012)
Direção: The Wachowskis

CONTATO (1997)
Direção: Robert Zemeckis

AS AVENTURAS DE PI (2012)
Direção: Ang Lee

A PARTIDA (2008)
Direção: Uojiro Takita

*************

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s