A Assassina (2015)

Belo e premiado, o filme conta a história de uma jovem que retorna à sua casa após um treinamento que a transformou em uma assassina letal. Sua primeira missão é eliminar o homem a quem havia sido prometida quando mais nova.

Com uma fotografia dessaturada, uma razão de aspecto 4:3, que deixa o filme quadradinho, e uma edição que beira a estilização, A Assassina está longe do delírio visual de filmes como O Tigre e o Dragão ou O Clã das Adagas Vermelhas, obras que estabeleceram o gênero no imaginário ocidental.

O diretor Hsiao-Hsien Hou faz um filme esteticamente ousado, com enquadramentos fechados que somem com personagens, tomadas que são borradas por cortinas e tecidos e lutas filmadas quase sempre à distância de forma rápida e quase displicente. Investindo muito mais na criação de uma atmosfera onírica do que no desenvolvimento de seus personagens ou no desenrolar da história, Hsiao-Hsien entrega um filme propositalmente distante e que evita que o espectador possa ter alguma empatia com qualquer personagem: como personagem principal, a jovem Nie Yinniang (a bela e enigmática Qi Shou) pouco fala no filme, além de surgir em tela quase como um Batman, vindo sabe-se lá de onde e indo sabe-se lá para onde.

Aí entra o X da questão. Para alguns, essa frieza e distanciamento – aliado a um ritmo que desafia a paciência – podem soar absolutamente geniais, o complemento perfeito para a beleza quase hipnótica do filme e um reflexo das relações estabelecidas entre os personagens.

Para outros, como no meu caso, fica a impressão final de um filme esteticamente perfeito, mas que começa e termina sem chegar a lugar algum, como se na ansiedade de fugir ao padrão do gênero o diretor acabasse se esquecendo justamente da alma do filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s