Façam suas Apostas | Oscar 2016

Já escolheu quais são os seus favoritos para o Oscar 2016?

O Mister Glass já fez as suas escolhas. Confira quais devem ser as barbadas, as surpresas que podem pintar e as decepções, que serão muitas, com certeza.

E lembrando, a cerimônia de premiação do Oscar acontece no dia 28 de fevereiro, a partir das 23h00, no canal por assinatura TNT.

Ou na Globo, depois do Big Brother.


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MELHOR FILME

Quem deve vencer: O Regresso

Quem deveria vencer: Mad Max – Estrada da Fúria

A estatueta de Melhor Filme passou por várias mãos ao longo dos últimos meses. Esteve com Mad Max por quase todo o ano de 2015, mas escapou nos últimos minutos e foi parar com O Regresso, ainda que sendo disputada no tapa com A Grande Aposta – e com Spotlight correndo por fora.

Estes são os 4 verdadeiros candidatos. Os outros estão apenas fazendo presença, ainda que O Quarto de Jack merecesse uma atenção muito maior do que apenas o certo prêmio de Melhor Atriz. A disputa está acirrada, já que Iñárritu deve levar o prêmio de diretor, enquanto A Grande Aposta levou o prêmio do Sindicato dos Produtores. Nesta divisão curiosa, quem sabe não sobra espaço para Max e Furiosa?


MELHOR DIRETOR

Quem deve vencer: Alejandro Iñárritu

Quem deveria vencer: George Miller

Este ano temos um caso raro em que todos os indicados seriam merecedores do prêmio, até mesmo Iñárritu e sua exibição de virtuosismo excessivo em O Regresso. Adam McKay mostrou-se um diretor seguro ao lidar com um tema absolutamente espinhoso em A Grande Aposta, enquanto Thomas McCarthy entrega um trabalho sutil, sóbrio e inteligente em Spotlight e Lenny Abrahamson merece o céu após seu trabalho sensível e contundente em O Quarto de Jack. Mas nada supera a força e a energia que George Miller impôs no já clássico Mad Max, provando de uma vez por todas que blockbusters podem, sim, ser obras de arte.


MELHOR ATOR

Quem deve vencer: Leonardo Di Caprio

Quem deveria vencer: Michael Fassbender

Este ano não tem para ninguém. Di Caprio já levou todos os prêmios possíveis e imagináveis por sua atuação visceral em O Regresso. Mas não dá pra negar que Fassbender está simplesmente monstruoso em Steve Jobs – outro filme que merecia mais atenção da Academia. Redmayne e Cranston tem zero de chances, enquanto Matt Damon até mereceria surpreender: Perdido em Marte deve boa parte de seu sucesso à empatia deste belíssimo ator. Mas o Oscar é do Di Caprio.


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MELHOR ATRIZ

Quem deve vencer: Brie Larson

Quem deveria vencer: Brie Larson ou Saoirse Ronan

Outra barbada da noite. Brie Larson já pode separar o canto da estante para o seu merecido Oscar de Melhor Atriz. Sua atuação em O Quarto de Jack é pungente, dolorida e emocionante como há tempos não se via. A única ameaça à vitória de Brie Larson seria Charlotte Rampling em 45 Anos, mas a veterana atriz enterrou suas chances com declarações bem equivocadas. Se a Academia resolvesse surpreender, a melhor escolha seria Saoirse Ronan, em Brooklyn, uma atuação iluminada daquelas de marcar a carreira de qualquer atriz.


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Quem deve vencer: Sylvester Stallone

Quem deveria vencer: Sylvester Stallone

Ainda que todos estejam muito bem em suas atuações – e já que nem garotinho Jacob Tremlay nem Idris Elba estão indicados – nada mais merecido que a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante vá para Stallone, que entrega uma interpretação sensível e precisa de um dos personagens mais queridos da história do cinema. Mas se Tom Hardy levar ainda estou de boas.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Quem deve vencer: Kate Winslet

Quem deveria vencer: Jennifer Jason Leigh

Kate Winslet já levou o prêmio do Sindicato dos Atores. Sua vitória é quase certa. Das indicadas, duas nem deveriam estar aí, já que são, na verdade, protagonistas em seus filmes: Rooney Mara e Alicia Vikander. Rachel McAdams não está no páreo, mas o prêmio deveria ir para a talentosa e esquecida Leigh, soberba como a fora-da-lei repleta de mistérios de Os 8 Odiados.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Quem deve vencer: Spotlight

Quem deveria vencer: Spotlight

Todos ótimos roteiros, mas o prêmio vai para Spotlight, que também já levou o prêmio do Sindicato dos Roteiristas e – se não levar o Oscar de Melhor Filme – não deve sair de mãos abanando da cerimônia. Mas seria interessante ver os roteiros de Ex_Machina ou Divertidamente surpreenderem


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Quem deve vencer: A Grande Aposta

Quem deveria vencer: O Quarto de Jack

No mesmo caso do roteiro original, o premiado pelo Sindicato dos Roteiristas deve levar o prêmio. É merecido, já que o tema espinhoso de A Grande Aposta consegue se tornar uma comédia ferina justamente por conta do roteiro que jamais se leva a sério. Mas a minha preferência vai para a adaptação de O Quarto de Jack, um roteiro tão delicado, conciso, e repleto de camadas que é impossível não se emocionar com sua estrutura e sua funcionalidade.


maxresdefaultMELHOR FOTOGRAFIA

Quem deve vencer: O Regresso

Quem deveria vencer: Mad Max ou Sicario

É provável que Emmanuel Lubezki leve seu terceiro Oscar consecutivo na noite de domingo, por conta do excepcional trabalho feito em O Regresso. Ainda assim, o prêmio deveria – só para variar um pouquinho – ir para o magistral mundo pós-apocaliptico proposto por John Seale em Mad Max ou, no minimo, para Roger Deakins, capaz de transformar o mediano Sicario em uma obra quase solene.


MELHOR EDIÇÃO

Quem deve vencer: O Regresso

Quem deveria vencer: Mad Max ou A Grande Aposta

O Regresso já venceu o prêmio do Sindicato e deve repetir a façanha aqui. Mas o trabalho de Margaret Sixel em montar as mais de 4 mil horas de filmagem entregues por George Miller não deveria jamais ser desprezado, assim como a montagem moderna e inteligente de A Grande Aposta


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Quem deve vencer: O Filho de Saul

Ainda não vi todos os indicados, por isso vou deixar passar essa aqui.


inside_out_movie-wideMELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO

Quem deve vencer: DivertidaMente

Quem deveria vencer: Divertidamente, O Menino e O Mundo, Marnie, Anomalisa

Até mais do que na briga pelo Oscar, todos os filmes indicados à Animação – até mesmo o simpatiquinho Shawn, O Carneiro – são merecedores do prêmio. Mas este deve ir mesmo para DivertidaMente, uma das melhores coisas que a Pixar já fez em muito tempo. O Menino e O Mundo até poderia surpreender, mas é provável que nem mesmo os votantes o tenham visto.


MELHOR FIGURINO

Quem deve vencer: Mad Max

Quem deveria vencer: Mad Max

Nas áreas técnicas, é previsível uma avalanche de prêmios para Mad Max, a começar pelo figurino do filme, um pesadelo motorizado de punks, garotos selvagens e princesas fugitivas que só a mente de Jenny Beavan foi capaz de criar. Mas se for para Cinderela eu não reclamo.


MELHOR MAQUIAGEM

Quem deve vencer: Mad Max

Quem deveria vencer: Mad Max

Ainda que o aspecto sujo dos personagens de O Regresso seja impressionante e as criaturas de Star Wars sejam adoráveis, não dá pra deixar de dar um prêmio para os garotos selvagens de Mad Max. Testemunhem!


MELHORES EFEITOS VISUAIS

Quem deve vencer: Mad Max

Quem deveria vencer: Mad Max

Mesmo caso acima. A eficiência de mesclar efeitos práticos com sequências digitais fez de Mad Max o espetáculo do ano passado. Este prêmio não tem para ninguém.


MELHOR MIXAGEM | MELHOR EDIÇÃO DE SOM

Quem deve vencer: Mad Max

Quem deveria vencer: Mad Max

Muitos ainda confundem as categorias, ainda mais que o premiado será o mesmo.


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Quem deve vencer: Mad Max

Quem deveria vencer: Mad Max

Precisa explicar?


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MELHOR TRILHA SONORA

Quem deve vencer: Ennio Morricone | Os 8 Odiados

Quem deveria vencer: Ennio Morricone | Os 8 Odiados

Uma briga bonita de se ouvir. De um lado temos Carter Burwell e sua composição refinada para Carol. Do outro, John Williams retorna à Star Wars com uma trilha realmente relevante. No meio, o mestre Morricone com uma trilha que basicamente é a alma de Os 8 Odiados. O lado sentimental deve falar mais alto, e o mestre italiano finalmente deve levar o seu tão merecido Oscar.


MELHOR DOCUMENTÁRIO

Quem deve vencer: Amy

Quem deveria vencer: Amy, Winter on Fire

Ainda que todos os filmes indicados sejam grandes obras, é provável que a Academia se renda à emocionante e triste história de Amy Whinehouse, um retrato nada simpático da força destrutiva da fama mal gerida. Ficaria feliz de ver Winter on Fire ou Cartel Land no palco.


MELHOR CANÇÃO

Quem deve vencer: Til It Happens to You

Quem deveria vencer: Til It Happens To You

Seja pelo cacife altíssimo que tem em Hollywood atualmente como pela qualidade da música e pela relevância do tema do documentário em que está inserida, é provável que vejamos Lady Gaga esbarrar mais uma vez em Di Caprio na noite do Oscar. Dos indicados, nem mesmo Writing’s on The Wall está com chance – até porque é bem inferior a já clássica Skyfall.


E aí, concorda com as nossas apostas? Deixe seu comentário, bronca, crítica aqui embaixo!


 

 

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2 comentários sobre “Façam suas Apostas | Oscar 2016

  1. Cristiano Fontes disse:

    Tá bem do contra nas categorias principais, hein? Rs! Como já discutimos no FB, gostei muito do Regresso e acho que a produção e os envolvidos merecemo os prêmios. Mas concordo em diversos pontos com sua ótima análise.

    • Márcio L Santos disse:

      Como já disse, queria ter gostado mais de O Regresso, mas não rolou. Mas ainda acho que pode rolar algo diferente pra melhor filme, tá tudo muito apertado. O Inarritu levou do Sindicato dos Diretores, A Grande Aposta levou dos Produtores, Spotlight levou de roteiro, Mad Max correndo por fora……

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